Casos Clínicos

Testículo ectópico

O Pepito é um cão de raça indeterminada com 10 anos de idade que se apresentou à consulta por apresentar o testículo direito na região inguinal e não no escroto (criptorquidismo). Esta condição é congénita e caracteriza-se pela incapacidade de um ou ambos os testículos descerem até ao escroto. O testículo direito apresenta dimensões superiores ao esquerdo, o que pressupõe que tenha ocorrido uma alteração neoplásica compatível com um seminoma ou tumor das células de Sertoli. Efectuou-se castração bilateral, a qual é recomendada em animais criptorquídeos.
 

Imagem1: Note-se o testículo direito ectópico (D) localizado na região inguinal e o testículo esquerdo na sua localização fisiológica, no escroto (E). Imagem 2: Incisão na pele sobre o testículo ectópico.
Imagem 3: Dissecção romba dos tecidos de modo a expor o testículo. Imagem 4: Note a grande dimensão do testículo.
Imagem 5: O testículo apresenta-se bastante vascularizado, de dimensões elevadas e contornos irregulares, compatível com alteração neoplásica. Imagem 6: Após excisão do testículo ectópico colocou-se um dreno para minimizar o edema dos tecidos circundantes.
Imagem 7: Na mesma cirurgia realizou-se a castração do testículo esquerdo. Imagem 8: Aspecto final do cão após orquiectomia bilateral.

Voltar Atrás