Casos Clínicos

Luxação do Olho

A Nina, uma cadela de 1 ano de idade sofreu um trauma que conduziu à luxação do globo ocular direito. Trata-se de um deslocamento anterior do globo com simultâneo encarceramento das pálpebras por trás do equador do olho (Tracejado ? imagem 1). Este encarceramento impede o reposicionamento espontâneo do globo tratando-se assim de uma verdadeira emergência oftalmológica que requer terapia média e cirúrgica imediata.
 


Imagem 1: Luxação do globo ocular direito como resultado de um incidente traumático.
Imagem 2: Globo já reposicionado dentro da órbita após cantotomia lateral (C) e ligeira pressão no globo. Note-se a perda de brilho da córnea evidenciando-se com inicio de queratite seca.
Imagem 3: Uma vez que a hemorragia orbital e o edema dos tecidos impedem que o olho retorne completamente à posição normal efectuou-se uma tarsorrafia (sutura da pálpebra superior e inferior) temporária (T). Imagem 4: Aspecto do olho da Nina aquando da remoção dos pontos de sutura, ou seja, uma semana após o trauma.
 
Imagem 5: Duas semanas após a cirurgia a Nina apresenta o olho direito completamente recuperado com aspecto semelhante ao olho esquerdo. Não apresentou nenhuma das possíveis sequelas, como estrabismo, glaucoma, cegueira ou outros.  

Voltar Atrás