Casos Clínicos

Hemangiossarcoma

O cão Box, de raça Boxer com 8 anos de idade apresentou-se à consulta com distensão abdominal pronunciada e história de mal-estar e fraqueza generalizada. Efectuou-se ecografia abdominal a qual  evidenciou uma massa esplénica (baço). Realizou-se posteriormente uma laparotomia exploratória que confirmou o diagnóstico ecográfico e fez-se a extracção cirúrgica do tumor por meio de uma esplenectomia total.

A avaliação histológica da massa revelou tratar-se de um hemangiossarcoma. Este é um tumor maligno que tem origem nos vasos sanguíneos e é a neoplasia do baço mais comum em cães.
 

1- Aspecto do abdómen após laparotomia evidenciando uma massa de elevadas dimensões. 2-Devido à dificuldade de extirpação do tumor foi realizada adicionalmente uma incisão lateral nos músculos abdominais (seta branca)
3- Note-se as dimensões, a aparência irregular e a neovascularização deste tumor maligno. 4- Baço parcialmente exteriorizado (B) com respectivo tumor.
5- Para a realização da esplenectomia total, foi necessário efectuar ligaduras duplas e transecção de todos os vasos do hilo esplénico (seta). 6- Baço e respectiva neoplasia a ser exteriorizado do abdómen.
 
7- Compare a dimensão do hemangiossarcoma em relação ao baço. Esta massa neoplásica pesa 4,250 Kg.  

Voltar Atrás