Notícias

Sabia que? Chocolate é tóxico para cães!

A maioria da pessoas adora chocolate, os nossos amigos de quatro patas também.. mas a ingestão de chocolate pode ser fatal para o seu animal.

O chocolate é constituido por carbohidratos, lipidos, aminas biogénicas, neuropéptidos e metilxantinas (teobromina e cafeína).
A Teobromina (encontrada no cacau), é rapidamente absorvida após ingestão oral e é um estimulante poderoso do sistema nervoso central e do coração. Os cães e os gatos não a conseguem eliminar rapidamente o sangue, e que atingindo altos niveis de concentração no sistema circulatório torna-se tóxico ou mesmo fatal.

A quantidade de teobromina depende do tipo de chocolate ingerido, por exemplo: chocolate preto e o chocolate de culinária tem cerca de 20 mg de teobromina por grama de chocolate, enquanto o chocolate de leite tem cerca de 1.5 mg de teobromina por grama de chocolate.

Chocolate branco é o menos perigoso.
As doses fatais são cerca de 100 a 200mg de teobromina por kilo de peso do animal, ou seja um cão como um labrador se comer 200g de chocolate de culinaria pode morrer.

Porém, há relatos de sintomas de intoxicação, como vômitos e diarréia, com ingestão de apenas 20mg/kg; e também há relatos de sintomas de efeitos cardiotóxicos com ingestão de 40 a 50 mg/kg de chocolate.

Há, ainda, relatos de efeitos drásticos com a ingestão não só de chocolate em barra, mas também de chocolate em pó dissolvido em leite e oferecido à cães.

Se existir suspeita de que o seu cão comeu chocolate, deverá contactar de imediato o Médico Veterinário, os sintomas podem demorar até entre 2 a 12 horas a surgir depois da ingestão de chocolate.

Normalmente nas primeira 4 horas o seu fiel amigo poderá ter aumento de produção de urina, aumento da sede, vomitos, diarreias e hiperactividade. Após essas quatro horas os sintomas passam a ser mais graves como convulsões, arritmia ou mesmo ataque cardiaco e tremores musculares.

Na presença de algum destes sintomas deverá contactar imediatamente o Médico Veterinário.

Não dê chocolate ao seu cão porque o pequeno prazer de vê-lo a comer um pedaço de chocolate ​depois de ter estado a olhar para si com aqueles olhos tristes, pode custar-lhe a vida.
 

Voltar Atrás